sexta-feira, 24 de novembro de 2006



MAKABRA

Um dia antes de vir para Portugal recebemos uma notícia de que a MAKABRA estava sendo desocupada. A MAKABRA é uma das mais antigas e maiores casas ocupadas pelo Movimento OKUPA em Barcelona (leia aqui sobre o movimento). Foi em uma manha de segunda feira.

Os moradores da MAKABRA eram quase todos artistas e promoviam aulas de teatro, escola de circo e de musica, além de festas, na própria casa. Eu e a De tivemos a oportunidade de ir em uma festa anual do Movimento lá mesmo na MAKABRA...foi bem legal.

Nessa mesma segunda feira, pela noite, ficamos sabendo que todo o pessoal da casa (umas 100 pessoas) e os simpatizantes do movimento estavam se reunindo na praça Saunt Jaume para protestar, fomos dar nosso apoio. Foi lindo de ver. Policiais por todos os lados com seus coletes, cachorros e carros blindados, e no centro um monte de jovens (inclusive eu e a De) do movimento cantando, tocando instrumentos, fazendo saltos circences e sempre muito aplaudidos. As vezes um deles, que coordenava tudo, dizia algumas palavras de protesto e de imediato era ovacionado.

Uma manifestaçao pacífica onde todos se mantinham sentados para evitar qualquer tipo de violencia. E ao final gritavam várias vezes:

"Un desalojo, Otra ocupación"

¡¡¡Hasta Luego!!!

quinta-feira, 23 de novembro de 2006

(foto: Coimbra - Internet Google)

Essas andanças da vida(Portugal - 23 de Novembro de 2006 - Chuva e frio)
Alguns dias sem postar, alguns dias de correria, alguns dias decisivos. Não vou culpar a falta de tempo pela minha ausência porque sei que com as brechas que sempre temos, daria tempo para rabiscar uma coisa ou outra. Mas enfim, muita coisa aconteceu, muitos kilometros rodamos e muita burocracia enfrentamos.

A razao principal é a busca tão sonhada pelo nosso visto de estudo da Espanha. Uma explicaçãozinha rápida para os mais desinformados. Eu e minha Denise estivemos em Portugal fazendo uma pós graduaçao. Terminamos e decidimos fazer um mestrado na Espanha, fomos aprovados e marchamos para Barcelona. A partir de entao começamos a busca pela papelada para tirar o visto de estudo espanhol, por Portugal (é um rolo que nao vale a pena explicar), e depois de correr atrás de uma fila gigantesca de documentos e de "perder" alguns euros conseguimos, finalmente, dar entrada no bendito visto. Agora temos que esperar o dia em que ficará pronto para buscarmos o visto.

Bom, chegamos em Portugal na terça feira depois de algumas horas de atraso do nosso vôo. Chovia em Lisboa e para chegar ao ponto de táxi teríamos que enfrentas algumas milhares de gotas d´água. Por conta disso consegui ascenar para que viesse algum ao nosso encontro. O taxi chegou e num movimento rápido desceu do carro enquanto o porta malas automaticamente se abria, colocou as malas para dentro e seguimos caminho. Nao andamos nem sequer 10 metros e um policial fez sinal para parar. O taxista muito solícito abriu a janela e recebeu a "bronca" do "Seu Guarda Portugues":

__ Por acaso onde o senhor buscou os passageiros?
E o taxista:__ Foi por uma uma chamada.
__ Pois entao deixe-me ver o bilhete de chamada da central.
E o taxista deve ter pensado,"Ó pá, agora me pegou", mas logo disse:
__ Nao tenho, eles me chamaram daqui da praça porque estava chovendo.

__ Mas o senhor sabe muito bem que nao pode fazer isso, nao sabe?!? Que é preciso esperar uma chamada (telefonema) da central para buscar passageiros?!?!?! - retrucou o policial.

O taxista, quieto se mostrou de alguma maneira indignado, como se dissesse: "Ó pá, deixe-me trabalhar, os clientes já estão aqui dentro a esperar. Já entendi o recado, dá próxima já não o faço". O policial se afastou e mandou-o seguir adiante. A partir daí entramos na conversa também indignados e querendo entender o que tinha se passado.

Depois de tudo explicado o senhor taxista puxou um assunto que está no sangue dos Portugueses: Vinho e Culinária. Falou dos vinhos, das diferenças e sabores. Nos disse que quando trabalhou como motorista internacional teve a oportunidade de provar e conhecer muitos vinhos. Disse-nos que a Aguapé desse ano nao está nada boa. Aguapé é um tipo de vinho mais fraco, que precisa do frio para cozinhar melhor e que ainda o frio está pouco. Enfim, até o caminho da rodoviária fomos nessa conversa boa sobre vinhos e regioes portuguesas.

Chegando na rodoviária, pegamos o ônibus até Coimbra e matamos várias saudades.

¡¡¡Hasta Luego!!!

sábado, 18 de novembro de 2006

(foto: Rua de um pueblo perto de Barcelona)

Será o mesmo??????
¡¡¡Hasta Luego!!!
(foto: Céu de Barcelona - 18/11/2006)

El Cielo
Depois de uma homenagem à sexta feira que fiz ontem, o sábado morreu de inveja e resolveu me presentear com esse belo dia.

M A R A V I L H A

¡¡¡Hasta Luego!!!

sexta-feira, 17 de novembro de 2006


Sexta Feira

Sexta feira é sempre um dia bem vindo, até mesmo para aqueles que trabalham aos sábados, como eu. As sextas feiras sao tao belas que na minha opiniao mereciam um poema, um nao, vários.

Gostaria de ser o autor do mais belo poema para as sextas feiras, mas como nao tenho gabarito para isso passo a bola para frente e me limito a dizer que adoro esse dia, até quando caem em 13.

Nas sextas feiras, o dia até parece que fica mais leve, o pao da padaria mais macio e o abraço mais aconchegante. O vinho, por mais barato que seja, desce suave, até mesmo os secos, e a cerveja sempre está mais gelada. Nas sextas feiras nossos ânimos sao outros, nosso bom humor sao para os outros e a alegria para todos. Acho que o responsável por tudo isso sao os sábados, mas estes sao outra história.

Aproveitem e um bom final de semana.

¡¡¡Hasta Luego!!!

quinta-feira, 16 de novembro de 2006


FREE HUGS
Muitos já devem ter visto no you tube o video de um ingles ou norte americano (nao sei ao certo) que começou uma campanha de abraços grátis chamada FREE HUGS (assista aqui). Pelo jeito a moda pegou e em vários países estao fazendo igual.

Aqui na Espanha (Barcelona) nao poderia ser diferente e enquanto caminhávamos tranquilos vimos o cartaz BUSCO 10.000 ABRAÇADES e claro, partimos para o abraço.

Foto: Denise, Eu (Junior), O Abraçado, Marcelo Pará.

Interessante como um simples abraço pode melhorar nosso dia.
Campanha aprovada.

¡¡¡Hasta Luego!!!

quarta-feira, 15 de novembro de 2006

Vida de Estudante
Como eu disse no post de ontem as minhas aulas já começaram, quer dizer, aula mesmo nao tivemos, só aquelas apresentaçoes de sempre onde os tímidos (como eu) ficam nervosos, as maos escorrem suor, o coraçao se muda temporariamente para a garganta e a tremedeira da mao e da voz se fazem inevitáveis.

Foi chegando minha vez e a tensao aumentava, ainda mais porque a apresentaçao (de onde vem, qual a formaçao, em que trabalha, etc) tinha que ser em espanhol. Mas como no primeiro dia todos estao mais preocupados com suas próprias apresentaçoes do que com a dos outros nao tive grandes problemas...em 15 segundos resumi minha vida e me sentei....UFA, agora sim podemos continuar.

Para retratar um pouco o clima da Universidade Autonoma de Barcelona, que vou estudar, tirei hoje essa foto. Tenho que convesar, ADORO esse clima universitário ainda mais carregada de uma paisagem onde o outono age profundamente sobre a natureza que espera com medo o inverno que se aproxima.

Com o tempo vou contando mais sobre as novas amizades e as aventuras que certamente acontecerao comigo nessa nova etapa da minha vida.

¡¡¡Hasta Luego!!!

terça-feira, 14 de novembro de 2006










Made in China

Enfim minhas aulas começaram. Agora sou estudante de mestrado europeu em Marketing Internacional …ÊÊÊ BELEZA…..quem nao gosta de se gabar um pouquinho??

Sao mais ou menos 50 alunos somando 20 nacionalidades diferentes. Temos brasileiros, espanhóis, poloneses, colombianos, peruanos, alemaes, chilenos, mexicanos, gregos, venezuelanos, portugueses, etc, mas o que chamou mesmo a atençao foi a quantidade de chineses no grupo.

Acreditem ou nao, sao no total 19 chineses dos 50 alunos inscritos. Impressionante e assustador ao mesmo tempo. China, que busca o título de potencia mundial, enviando seus filhotes chineses para estudar MARKETING INTERNACIONAL na Europa!!! Acha que sao bobos??? Têm seus olhinhos fechados mas enxergam lonnnge.

Mas enfim, quero absorver toda essa multiculturalidade em todos os sentidos, seja nos estudos, nas conversas, nas festas, nas viagens, nos intervalos e sempre que for possivel um contato. Essa troca que gera o conhecimento, o crescimento, o senso crítico.

Agora é esperar os próximos encontros e aproveitar.

¡¡¡Hasta Luego!!!

quinta-feira, 9 de novembro de 2006

Histórias da nossa Vizinha Catalàna

2º Parte - Cordialidade

Pois é, o assunto de hoje tem a ver com a nossa tao estimada vizinha català, Dona Maria.A partir da Operaçao MacGyver e do momento em que dissemos que estávamos à disposiçao as coisas começaram a mudar. Ela levou ao pé da letra o tal do "estamos à disposiçao". Claro que quando foi dito foi verdadeiro e sincero, assim como ainda é, o problema é que ela deve ter entendido que seríamos uma espécie de Unibanco 30 HORAS onde estaríamos à disposiçao para o que der e vier a qualquer momento em que ela necessitasse.

Trocando em miúdos, nossa campainha toca pelo menos 2 vezes por dia (ou noite) sempre querendo alguma coisa diferente, como por exemplo:

- Esquentar sua janta;
- Esquentar seu almoço;
- Fazer sua janta;
- Fazer seu almoço;
- Comprar pao na padaria (lembre-se que moramos no terceiro andar sem elevador);
- Ligar para o cara do gás;
- Jogar conversa fora e ver fotos dos parentes (quase todos já cinquentoes ou falecidos);
- Chamar o vizinho do andar de baixo;

Isso e algumas outras situaçoes.
Quando a campanhia toca os olhares presentes se cruzam e os pensamentos viram um só: "Ai meu Deus, o que será agora. Eu nao vou." Até que alguém toma as rédeas e vai atende-la. Chega a ser engraçado.

Mas coitada da Dona Maria, o problema dela na verdade é a solidao. Mora sozinha com seu gato Patufeti (descobri o nome) e seus 4 filhos nem sequer vao visita-la. A gente sabe dessa situaçao e por isso fazemos o possivel para ajuda-la. É que também temos nossos problemas e as vezes realmente nao podemos dar a devida atençao que ela merece.

Enfim, esperamos que a convivencia como vizinhos continue sendo a mais agradável possivel gerando varios posts diferentes e engraçados pro De Puta Madre.

¡¡¡Hasta Luego!!!

quarta-feira, 8 de novembro de 2006

Postizinho básico para atualiza-los

Depois de muita preocupaçao e suor escorrido as coisas começaram a caminhar. Nao que a dor de cabeça e a trabalheira habitual tenham cessado, mas pelo menos estao mais próximas do fim. Chegaram nossos documentos (que estavamos aguardando do Brasil) em Coimbra - Portugal e com isso já podemos nos programar para irmos dar entrada no BENDITO visto de estudo espanhol.

Provavalmente iremos dia 16 de novembro, de lá juntaremos o que falta e no dia seguinte, se tudo correr bem, seguiremos para o Porto, rumo ao consulado espanhol. O objetivo é dar entrada no visto e aí sim, será só aguardar de 20 a 30 dias pra buscarmos e encerrar essa tao chata e incômoda novela.

Até entao alguns trabalhos pontuais têm aparecido com mais freqüência, para a alegria da torcida, e desse jeito vamos seguindo. Trabalho fixo e com segurança por hora é praticamente impossível. Ter os "papeles", como chamam aqui, é fundamental para conseguir trabalho. Tudo porque a fiscalizaçao é forte e frequente e a multa para quem contrata imigrante irregular é de no mínimo 8 mil euros.

Como a esperança é a última que morre, enquanto o visto nao sai, continuo na busca e trabalhando no que é possível.

Uma coisa é certa, estou bem feliz e certo que logo logo tudo será história para contar, como sempre.

¡¡¡Hasta Luego!!!

quinta-feira, 2 de novembro de 2006

Cómo vivir en un Pueblo

Gosto muito do ambiente ao redor de casa. Por mais central e movimentada que seja, a Calle Bonsucces (esq. com Las Ramblas) é cercada de ruelas e pequenas praças que transmitem uma certa paz e aconchego.

O comércio é o que mais me agrada. Tudo muito pequeno, familiar e o melhor, especializado.

Uma pequena padaria onde o que mais se vende sao as baguetes, de vários tamanhos; uma lojinha de cafés tipo importaçao (Café Colombiano, Café Brasileiro, etc); outra onde o queijo é a especialidade da casa.

Em frente ao prédio que moro há um bazar de especiarias italianas. Hummm, dá gosto só de lembrar. Queijos, massas pré cozidas (vendidas a granel), vinhos (para todos os bolsos), molhos e doces. É melhor nao entrar se estiver com muita fome, vai querer levar tudo.

Perto de casa também tem vários cafés onde as pessoas (turistas, moradores, amigos, alternativos, desempregados, ricos e pobres) passam as tardes conversando, aperitivando os famosos “tapas” e fumando…fumam demais, impressionante.

Quando digo que me sinto bem por tudo isso é justamente por conta de algumas coisas que nao mudam, que vao se tornando familiares e que por isso vamos absorvendo o sentimento de que estamos em casa. Como por exemplo, tem um senhor que fica o dia inteiro sentado na companhia de seu cachorro na Plaza Bonsucces. É tao engraçado que quando eu saio de casa e nao o vejo noto a diferença. Eu até já acho o homem parecido (fisicamente) com o cachorro…hehe

Espero que tudo isso nao mude, que os fast foods e super franquias da vida cotinuem nas ruas principais onde a cultura forte e raiz já nao existe mais.

¡¡¡Hasta Luego!!!