terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Echo de menos

30 de janeiro, dia da Saudade. Eu não tinha conhecimento dessa data até a Jaque (minha prima de Porecatu) dizer, e o mais engraçado é que nos dois últimos dias venho sofrendo mais da saudade que normalmente. Talvez seja o frio, as temperaturas chegando a 0º, talvez seja a comida que muitas vezes não tem nosso tempero, o tempero de casa. Pode ser também as dificuldades, que quando são de distâncias oceânicas faz tudo parecer mais complicado ou talvez seja só o momento mesmo, um momento de mais saudade.

Sinto saudade dos cheiros, das pessoas, dos meus. Saudade de pisar e se sentir em casa, seja no Paraná, em Porecatu ou no Amapá. Saudade de não ter que se esforçar para se fazer entender. Saudade da carne, do café, do arroz, do feijão, da cerveja gelada no buteco, dos churrascos que na verdade não passavam de cervejadas, do bolo de fubá quentinho com manteiga derretendo sobre ele....aiii o bolo de fubá. Saudade do bolo de cenoura que só minha mãe sabe fazer com aquela casquinha durinha de chocolate. Dos amigos, aqueles “F.D.P.” que considero como irmãos.

Saudades de toda minha família de Porecatu, Ourinhos, Campo Mourão, Curitiba, Cabo Frio, e da mais nova família que tenho lá pros lados de Jaguariaíva e Arapoti (que sempre confundo com Irati). Saudade do cheiro da grama molhada, dos dias em alguma fazenda em harmonia com a natureza deixando o tempo correr. Enfim, saudades e saudades.

Aqui dizem “echo de menos” para expressar a saudade, nossa tão bela e única palavra. “Echo de menos mi país”, “echo de menos mi familia”, “echo de menos mi perro”, e assim por diante. Não gosto dessa expressão e ás vezes nem consigo dize-la justamente porque quando a digo sinto que não estou expressando o mesmo sentimento que gostaria...mas enfim, fatores que não podemos mudar.

Para finalizar gostaria de dizer que acho a saudade saudável e necessária, que faz parte da viagem, essa viagem que nos propomos a fazer. Como diz Gilberto Gil em uma de suas canções escritas na época do exílio, as vezes é necessário sair para poder voltar.

¡¡¡Hasta Luego!!!

sexta-feira, 26 de janeiro de 2007


Subtitles

Sabia que aqui na Espanha os filmes no cinema são todos dublados?? Sim, no cinema e na televisão aberta. E cinemas com filmes legendados só em algumas salas mais alternativas.

Eu sei que no Brasil os filmes na televisão aberta também são dublados e que a maioria das pessoas preferem muito mais a voz à brasileira do Bruce Willis (Duro de Matar) ou do Sylvester Stallone (Rocky, Rambo) à sua original. Quando vamos ao cinema isso já muda e o som original, as vozes e todo o resto se torna mais interessante.

Estávamos discutindo isso na sala de aula do mestrado e um dos meus professores disse que na Espanha é assim porque eles não têm um nível educacional em inglês muito alto. Continuou dizendo que se os filmes fossem legendados as pessoas perderiam parte dele lendo as legendas e ainda sairiam das salas com dores de cabeça....humpf...obviamente tive que discordar. Eu já antecipo, o professor é muito bom, ministra ótimas aulas, mas nessa, ele falou besteira.

Falei para ele que no Brasil, onde não temos esse tal "nível de inglês" os filmes são legendados nos cinemas e como já é assim a algum tempo, nos acostumamos a ler as legendas com rapidez e ao mesmo tempo assistir ao filme sem perder as cenas. Dores de cabeça então só se for míope e esquecer dos óculos.

Não acho que o professor tem que ter a razão sempre, mas pelo menos buscar saber antes de expor algo para um público tão heterogêneo como o nosso. Ele ainda não concordou com o que eu falei, dizendo que os filmes na nossa TV são dublados e blá blá blá.

Em Portugal os filmes são todos legendados, até mesmo na TV aberta. Sei que esse ponto para o Brasil já seria mais complicado, mas sou da opinião de que aos poucos deveríamos introduzir legendas para que, com o tempo, todos se acostumem. Poderiam ser feitas algumas seleções, como por exemplo, legendar os filmes passados a noite deixando os infantis e vespertinos com a dublagem. Ir trabalhando nesse sentido até uma adaptação geral.

Essa é a minha opinião e é com muito entusiasmo que pretendo fazer o que puder e o que estiver ao meu alcance a respeito de muitas coisas, inclusive a educação através do cinema.

¡¡¡Hasta Luego!!!

quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

Sem Post

Esse é um post para dizer que hoje nao tem post....hehehe
Escrevi um ontem a noite mas nao consegui finaliza-lo bem, resolvi dormir pra esfriar a cabeça e termina-lo hoje, PERO, nao tive tempo.

Talvez a noite publique ele já terminado.

Queria aproveitar esse post que nao é post pra contar que a De conseguiu trabalho...eeee coisa boa. Em uma loja chamada Pimp, bem estilo gótico underground e para estrear, no seu segundo dia, sozinha na loja quem chega como cliente??? Selton Mello, ele mesmo. O cara tava gravando um filme aqui em Barcelona e em Veneza que deve estrear em outubro desse ano. Leia mais sobre o filme Meu Nome nao é Johnny nessa reportagem (clique aqui).

É isso ae, Barcelona sempre surpreende.

Por hoje é só pessoal =D

¡¡¡Hasta Luego!!!

terça-feira, 23 de janeiro de 2007

Uma questão de ponto de vista

As vezes o ócio, o tempo livre e/ou a situaçáo nos permite fazer de tudo para economizar algum dinheiro.

Hoje a De começou no seu trabalho novo e eu, como já faz algum tempo, segui na minha rotina de busca. Currículos pela internet, currículos pelos bares e restaurantes que encontro pela rua e assim por diante até encontrar algo.

Como estamos sem máquina de lavar roupa fui levar algumas peças na Lavanderia Auto Service, ou Lavanderia Insert Moneda como dizem aqui em forma de protesto à substituição dos homens pelas máquinas.

Para lavar uma quantidade X de roupas (a quantidade ideal para mim) custa 3,50 euros e para secar mais 3,50. Bom, coloquei a roupa para lavar e nos 31 minutos de espera me sentei e fiquei lendo. Terminado e bem centrifugado, tirei toda a roupa e passei para minha mochila. Parti rumo a uma outra lavanderia mais perto de casa onde o preço para secar é de 1 euro a cada 10 minutos. Novamente a roupa foi para a máquina, despejei minha moedinha de um euro, botâo potência máxima e lá se vai a roupa girando no calorzão fabricado enquanto eu curtia um friozinho de Barcelona.
Passado os 10 minutos, saquei toda roupa, ainda não inteiramente seca, e levei para casa. Aproveitando o bom tempo e o vento forte que está fazendo nesses dias pendurei toda ela no varal e pronto. Secas, limpas e bem cheirosas.

Taí, com disposição, imaginação e algum tempo a gente economiza algum dinheiro, se diverte e passa o tempo.

¡¡¡Hasta Luego!!!

segunda-feira, 22 de janeiro de 2007


Multiculturalidade
__ Só um minuto, deixe-me ver.....hum, sim, este horário estou livre. Fica marcado para as 17h entao. Obrigado. Abraço!!!

Sim, foi mais ou menos assim nosso final de semana. Repleto de compromissos sociais

Sexta feira: jantar na casa de uma amiga portuguesa. Bacalhau, massa com ingredientes árabes, vinhos, cervejas e whyski. Depois do jantar chegaram outros vários amigos e de repente a festa já estava fervendo. Detalhe que o jantar foi, na meu ponto de vista Porecatuense, muito chique. Estávamos eu, a De, Maria (nossa amiga portuguesa), um espanhol e um outro casal (um italiano e uma espanhola). Tudo muito bem organizado, bem arrumado, uma comida ótima e bem servida acompanhada de uma conversa agradável e culta. Para terem uma idéia o italiano nos convidou para sua exposiçao de fotos que fará num centro artístico aqui de Barcelona e será sobre uma viagem que fez ao Tibet. “Colores do Tibet” vai ser o nome da exposiçao.

Sábado: Depois de um dia de limpeza no apartamento o telefone apita, mensagem. Convite para nos encontrarmos com o pessoal da sala da De na Rambla de Raval em um barzinho já conhecido. Fomos até lá e nos sentamos. Nao foi preciso pedir cerveja, pois levaram algumas em uma sacola e escondido enchiamos nossos copos. Sim, sei que isso nao foi nada chique, mas enfim, nao gastamos nada e foi uma noite bem divertida.

Domingo: Esse também já estava marcado, um jantar no apartamento de um casal de amigos chineses da minha turma. Lin Tao é seu nome, mas se apresenta como Pablo e sua namorada Iolanda. Perguntei a eles se esses nomes ocidentais eram traduzidos dos seus nomes próprios e ele me disse que nao, que apenas escolheram um nome para cada e a partir do momento que vieram para cá começaram a utilizá-los. Interessante nao?!? Bom. No horário marcado estavamos lá na casa dos chineses. Depois de muita conversa e curiosidades sobre China e Brasil chega mais um casal de amigos, Teddy (francês) e sua namorada espanhola e logo mais Jani (finlandes). O jantar e o convívio foi agradabilíssimo. Lin Tao e Iolanda fizeram de tudo para que todos se sentissem bem e tranquilos. Menu totalmente Chinês seguida de uma sobremesa à brasileira: brigadeiro =D. Na hora de comer seguimos também os costumes orientais de Xanghai. Foi tudo muito simples mas com muita bondade, vontade e respeito. Toda a diversidade cultural presente no jantar enriqueceu muito a noite e aproximou ainda mais todos nós.

Bom, esse foi nosso final de semana. Tenho tudo registrado em fotos, na memória e no coraçao. Sao essas coisas que fazem valer a pena todo o esforço de uma viagem como esta.

¡¡¡Hasta Luego!!!

domingo, 21 de janeiro de 2007

2006 > 2007

Eita gente, como estão todos?
Fui relapso e abandonei o De Puta Madre por alguns dias, mas enfim, foi necessário e não causou dano a ninguém, pelo menos espero que não porque não tenho como pagar indenizações no momento.

Muita coisa aconteceu nesses dias que passaram, viagens, aniversários, o primeiro Natal longe da família, Ano Novo no Entroncamento, conseguimos finalmente nossos vistos para Espanha, jantares multiculturais, móveis "novos" para o nosso quarto, melhora no Espanhol, fizemos novos amigos, afff...tanta coisa que as vezes não dá nem para acreditar.

Bom, vou aproveitar o 1º post do ano para fazer uma breve retrospectiva do ano que passou.

Não posso negar que foi um ano De Puta Madre, um ano em que realizei um grande sonho, o de viver uma experiência fora do meu país, o Brasil. Com tanta luta, com tanto apoio, com um olhar especial lá de cima, com muita garra e força de vontade eu vim, ou melhor, eu e a De viemos. Chegamos em Portugal e por lá ficamos 7 meses, foram dias de descobertas, de aprendizado, de crescimento pessoal. Conheci pessoas e lugares que mudaram meus conceitos e acrescentaram outros.

2006 para mim foi um ano que ficou tatuado em minha alma como algo bom, apesar de todas as dificuldades, pois acredito que parte do crescimento vem do sofrimento.

Nesse ano alcançamos nossos objetivos em Portugal e resolvemos voar um pouco mais. Viemos para Barcelona - Catalunha - Espanha.

Barcelona, com toda sua grandeza, com toda sua beleza, nos mostrou que a vida aqui não é tão simples quanto parece. Barcelona nos encheu de obstáculos e quando estávamos superando todos, renovava com mais uma leva de dificuldades, mas o mais engraçado de tudo isso é que a cada dia e a cada objetivo alcançado mais nos apaixonávamos pela cidade.

Aqui fizemos mais tantos amigos, aqui choramos mais, aqui comemos menos mas bebemos mais. Aqui aprendemos que a luta continua e que nas ruas e com movimentos alternativos também se conquista espaços. "De Barcelona é impossível sair indiferente", assim diz a De e de fato concordo com ela.

O ano terminou e 2007 começou. Tudo continua, as alegrias, as dificuldades, as conquistas e os sonhos, PERO, com algo mais, com uma contagem regressiva. Esse ano a gente volta para casa, para o Brasil.

Um 2007 cheio de sabor e novidades para todos!!!

¡¡¡Hasta Luego!!!