Software Libre
Esse ano pratico mais uma mudança. Uma mudança de conceito, uma mudança de uso, uma mudança de pensamento, uma mudança livre. Todas as mudanças tem um preço e se estamos dispostos a pagá-lo posso garantir que em 99% das vezes ela vale a pena.
Quando me mudei para Barcelona comecei a conhecer mais a respeito de software livre, suas comunidades, seus projetos, as pessoas que utilizam e desenvolvem e tem o software livre como uma ideologia, muitas vezes uma ideologia de vida. É uma luta constante. É um princípio. Tudo isso me chamou a atenção e me encantou. Comecei a pesquisar a respeito dos distribuidores LINUX (sistema operacional que substitui o Windows) e encontrei no site da UBUNTU uma distribuiçao gratuita via correio. Me cadastrei e hoje chegou aqui em casa,
by USA, um CD de instalaçao do LINUX.
Confesso que a mudança não será radical. Irei instalar o Linux mas, continuarei a utilizar o Windows paralelamente até me acostumar e aprender mais sobre o novo sistema.
Para quem não sabe, O LINUX é um sistema operacional para computadores que substitui o velho e conhecido Windows (Microsoft - Bill Gates). A diferença está na distribuiçao. O Windows é vendido fechado, ou seja, ninguém pode entrar e alterar suas configurações, e além de tudo é pago por unidades e monopolizado. O Linux é um software livre, não quer dizer que seja gratuito, apesar de que na maioria das vezes é. No LINUX você pode, se entender de programação, alterar suas configurações e deixá-lo como quiser, sem contar que com um CD você tem o direito de instalar em quantos computadores desejar, aliás, essa também é a idéia do Software Livre.
Quero aprender e me adaptar ao LINUX e com o tempo trabalhar e fazer tudo que faço hoje utilizando apenas esse sistema e prometo deixa-los atualizados sobre essa minha transição.
¡¡¡Hasta Luego!!!