terça-feira, 5 de junho de 2007


Software Libre

Esse ano pratico mais uma mudança. Uma mudança de conceito, uma mudança de uso, uma mudança de pensamento, uma mudança livre. Todas as mudanças tem um preço e se estamos dispostos a pagá-lo posso garantir que em 99% das vezes ela vale a pena.

Quando me mudei para Barcelona comecei a conhecer mais a respeito de software livre, suas comunidades, seus projetos, as pessoas que utilizam e desenvolvem e tem o software livre como uma ideologia, muitas vezes uma ideologia de vida. É uma luta constante. É um princípio. Tudo isso me chamou a atenção e me encantou. Comecei a pesquisar a respeito dos distribuidores LINUX (sistema operacional que substitui o Windows) e encontrei no site da UBUNTU uma distribuiçao gratuita via correio. Me cadastrei e hoje chegou aqui em casa, by USA, um CD de instalaçao do LINUX.

Confesso que a mudança não será radical. Irei instalar o Linux mas, continuarei a utilizar o Windows paralelamente até me acostumar e aprender mais sobre o novo sistema.

Para quem não sabe, O LINUX é um sistema operacional para computadores que substitui o velho e conhecido Windows (Microsoft - Bill Gates). A diferença está na distribuiçao. O Windows é vendido fechado, ou seja, ninguém pode entrar e alterar suas configurações, e além de tudo é pago por unidades e monopolizado. O Linux é um software livre, não quer dizer que seja gratuito, apesar de que na maioria das vezes é. No LINUX você pode, se entender de programação, alterar suas configurações e deixá-lo como quiser, sem contar que com um CD você tem o direito de instalar em quantos computadores desejar, aliás, essa também é a idéia do Software Livre.

Quero aprender e me adaptar ao LINUX e com o tempo trabalhar e fazer tudo que faço hoje utilizando apenas esse sistema e prometo deixa-los atualizados sobre essa minha transição.

¡¡¡Hasta Luego!!!

3 comentários:

Anônimo disse...

Legal, aliás, mais do que legal...livre.
Boa sorte !!!
De

Anônimo disse...

OI filho vc e muito inteligente,vive pesquisando, Deus o abençoe. Bjus Te amo

Anônimo disse...

Fio... CAso não venha junto baixe o pacote OpenOffice que é o Office para linux. Funciona igual... :D. Nosso servidor na pH já é Linux, mas infelizmente não temos como migrar.. por falta de ferramenta. Manda bala...