terça-feira, 18 de setembro de 2007

Poble Espanyol

Ontem, eu e a De, fomos conhecer o "Poble Espanyol" (Pueblo Español) aqui em Barcelona. O Poble Espanyol é uma espaço onde foram reconstruidos vários lugares da Espanha em um mesmo local. Está formado por 117 edifícios, ruas e praças. É como se juntássemos, por exemplo, pontos turísticos e características próprias de vários estados brasileiros em um único lugar formando uma pequena cidade com a identidade geral e cultural do país todo, porém neste caso, da Espanha.

(clique na imagem para ampliar)

O projeto foi inicialmente realizado para a Exposição Internacional de Barcelona no ano de 1929 pelos arquitetos Ramon Reventós e Francesc Folguera e pelos artistas Xavier Nogués e Miquel Utrillo. Depois desta exposição a idéia era destruir tudo, mas felizmente resolveram deixar criando um local turístico e interessante para ser visitado.

(clique na imagem para ampliar)

Lá conhecemos um artista espanhol chamado Esteban Conesa que apresentava seu trabalho de Pirografia, como ele mesmo dizia: "Piro = Fogo, Grafia = Grafia, escrita, desenho". Um trabalho impressionante onde esculpe rostos na madeira com um lapis quente chegando a temperatura de até 1000 graus. Uma técnica única e difícil de explicar. Tem que ver. Posto aqui uma foto de um trabalho seu para que tenham uma idéia.


Passamos um bom tempo andando pelas ruazinhas do Poble Espanyol, paramos em algumas praças e jardins, almoçamos e fomos embora. Temos mais dois convites para voltar de graça que a De ganhou de uma senhora de uma loja. Assim que der retornaremos.

Vale a pena conferir.

¡¡¡Hasta Luego!!!

3 comentários:

Denise disse...

adorei a nova imagem !

Anônimo disse...

Que maravilha Ed,sempre a conhecer...ficamos com a lama cheia de mundo*

um beijo
R.

Anônimo disse...

Ju...to morrendo de saudades ...
Bjus a vcs
Claudia