quinta-feira, 28 de setembro de 2006

O legal é ser ilegal???

Como é difícil e complicado se manter legal fora do seu país de origem. Estou sofrendo na pele essa luta burocrática e quase infinita para continuar regular na Europa. Vim para Portugal em Fevereiro de 2006 para uma especialização. Mas antes, ainda no Brasil fui ALGUMAS vezes até o consulado Português para solicitar meu visto e foi então que tudo começou.

Lista de documentos autenticados e firmados, vai dinheiro. Comprovantes de rendimento, moradia, exames médicos, fotos, aprovação da instituição…ops, "peça de novo, não consta seu nome no documento", e vai dinheiro. Consulado, faltou um documento, rua, casa, consulado novamente. “Se quiser podemor agilizar o processo, mas é preciso uma taxa extra”. “Claro, time is money, amanha retorno com o dinheiro”. Rua, casa, leve depressão. Será que vai dar certo?

Dou entrada no visto de estudo para Portugal mas não temos 2 meses para aguardar. “Enviem para Vigo na Espanha que pego por la”. Esperar, ligar, olhar email. Olhar email, aguardar, ligar. Outro dia, outra semana, ai meu Deus…liga pro Brasil, não sabem de nada. Passa a semana…ufa. Chegou.

Na Espanha para retirada do visto não aceitam minha 3x4, e bem aquela que eu tinha ficado tão bem. Preciso de outra foto…Não acredito nisso. Na loja de foto a mulher olha para minha cara e pergunta: "¿Es para passaporte Frances?". Respiro fundo e falo que é para visto português. Foto pronta e enfim, visto no passaporte.

Seis meses depois preciso renovar o visto….óóó, INACREDITÁVEL…alguns documentos simples e enfim. Renovaram direto de Coimbra no Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. Mais dois meses de prorrogação. Vamos viajar e nos inscrever nos mestrados na Espanha.

Mudança para Espanha. Barcelona é linda, fabulosa. É aqui mesmo que quero morar, estudar e claro, trabalhar. Sem visto quase impossível. Então o que fazer. Dar entrada no visto de estudo para Espanha pelo consulado português (caso contrário somente direto do Brasil). Consulado diz que é tranquilo e que demora de 1 a 2 meses para sair o visto, mas com um detalhe, para retira-lo é preciso ainda estar legal aqui na Europa. “Mas meu Deus, meu visto vence esse mês”. Pensa, pensa, pensa…bom. Prorrogamos o visto de Portugal por dois meses, damos entrada no visto da Espanha e retiramos ainda a tempo. Ligar pro SEF. Obaaa, por eles há esperança. Passagem para Portugal, documentos e fotocópias, foto tipo passe, e vai dinheiro.

Chegando ao SEF nos recebem e nossas esperanças vão pelo ralo. Por mais que a situação é explicada na mais pura verdade, a resposta é negativa. “Se não tem uma matrícula AQUI em Portugal não tem condições para terem o visto prorrogado”. Tá bem, concordo perfeitamente, mas poxa, não é para tirar vantagem de nada. Só é um pedido de ajuda, afinal o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras serve para isso não?! Não tem hipóteses. A verdade nos levou ao fracasso.

É impressionante. Fui aprovado em um mestrado na Espanha, quero me manter legal no pais, fazer tudo certinho e parece que fazem de tudo para inviabilizar essa situação. Claro, concordo que deveria ser mais preventivo, mas a vida não é assim. Correria, trabalho, desinformação, pouco tempo, fora de sua terra. É complicado. Agora estou nessa situação pensando em que fazer. Não tenho condições de voltar pro Brasil para fazer isso, sendo também que pelo Brasil demora 4 meses, de nada adiantaria.

É nessas horas que concordo com Raul Seixas quando canta em A Lei:

Todo homem tem direito
De viver como quiser
Todo homem tem direito
De morrer quando quiser

Direito de viver
Viajar sem passaporte
Direito de pensar
De dizer e de escrever

Enfim, amanhã gastarei a última opção para fazer tudo isso por aqui. Espero que retorne ao blog com boas notícias.

¡¡¡Hasta Luego!!!

4 comentários:

Anônimo disse...

E ai manin….
Tô torcendo pra dar tudo certo pra vc ai e vai dar certo. Mas se der alguma zebra…. liga o “FODA-SE” e fica ilegal mesmo, curta e aproveite o máximo, afinal de contas a vida é uma só, e dinheiro nao nasce em árvore… rs

Um grande abraço e fica com Deus.

PS: faz 8 dias que minha filha tá em casa, 6 meses e meio depois q ela nasceu, então fica frio q todas dificuldades q aparecem na nossa vida são para serem superadas e para q nós possamos dar o verdadeiro valor q elas merecem.

Anônimo disse...

adorei o texto…sensível e inteligente…

Anônimo disse...

Juninho, não esgote as possibilidades. Veja com a universidade de Barcelona para interceder junto à imigração espanhola para vc ficar legal. Creio que seja do interesse deles também. Com a Embaixada Brasileira (complicado) para te auxiliarem sem voltar ao Brasil. Veja a possibilidade de alterar o status do visto, ou seja, entra como turista na Espanha e altera o status para estudante, mediante apresentação dos documentos da universidade… enfim, difícil né… mas não esmorece não, tenha paciência e vai fazendo as coisas com calma… a gente conversa com calma depois… abçs

Anônimo disse...

Caraio juninho…. não desespera não… vai com calma que tudo da certo! A torcida aqui vc sabe que é enorme!!!

Abração!!!!