terça-feira, 27 de fevereiro de 2007


Yo Sepa???

Verbos...aii esses verbos. Já não basta a confusão que as vezes faço no português agora estou apanhando deles no espanhol. Todos os dias me levanto e prometo para mim mesmo "Hoje passo na biblioteca e pego um livro de conjugação verbal, faço cópias e colo na parede do meu quarto". O dia passa, me viro do jeito que sei e esqueço da minha promessa matinal.

Porque não é como no inglês onde o que muda são só os pronomes?? Tenho pena do Chris, um amigo norte americano que faz mais confusões que eu quando o assunto é sair da primeira pessoa para segunda, terceira e assim por diante. Ele diz assim:

Yo trabajo
Tu trabajo
Él/Ella/Usted Trabajo
Vosotros Trabajo
Nosotros Trabajo
Ellos/Ellas/Ustedes Trabajo

Chega a ser engraçado, mas vai fazer ele entender que o verbo muda a cada linha que desce.

Mas agora é uma questão de honra. Vou aprender esses benditos verbos ao ponto de ensinar ou não me chamo Claudiolei Silvério.

¡¡¡Hasta Luego!!!

sexta-feira, 23 de fevereiro de 2007


La Millor Botiga del Món

O que diria você se sua querida e tão admirada cidade natal, onde passou toda a infância e que dela possue as melhores recordações, fosse condecorada com o título de "A MELHOR LOJA DO MUNDO"???

Eu sinceramente não gostaria nada e o pessoal aqui também não está muito contente, mas é o título que Barcelona levou na última campanha de promoçao do comércio aqui na Espanha.

Fomentar o comércio e promover o investimento econômico e social (desde que seja sustentável) é uma coisa, mas apelar para estratégias de comunicaçao e marketing onde o foco é apenas o consumismo é outra, e sou contra.

O título está escrito en Catalão e significa: A Melhor Loja do Mundo.

¡¡¡Hasta Luego!!!

domingo, 11 de fevereiro de 2007


Que pasa?

Dias atrás comecei a sentir um cheiro estranho e não sabia de onde vinha. Era um cheiro um pouco forte que as vezes me dava dor de cabeça. O pior era que o cheiro me acompanhava, ou seja, o problema era comigo. Sempre uso boné, gorro, boina ou uma faixa na cabeça. Numa certa ocasião que estava usando a faixa, peguei-a e a cheirei. O cheiro era forte e diferente. Pensei que poderia ser o suor da pele seco na faixa. Cheirei o boné e estava igual. Coloquei para lavar. Lavados e bem secos cheirava a amaciante. Pensei, problema resolvido.

Depois de uns dias novamente começo a sentir o cheiro. Comecei a buscar a origem e cheguei a uma conclusão: É o bendito do condicionador. Parei de usá-lo mas o cheiro não desgrudava do meu cabelo. Pelo amor de Deus, será que impregnou no meu couro cabeludo para o resto da vida??

Foi então que depois de um tempo conclui que a minha outra conclusão estava equivocada. Na verdade o cheiro horrível que me deu tanto trabalho era do Shampoo. Prometo que hoje já não tenho mais esse problema. Outro shampoo, outro condicionador e de volta a vida normal.

=D

¡¡¡Hasta Luego!!!

Pega o Saci

Hoje o Saci tá solto aqui em Barcelona. Domingão de sol, apesar do frio, e acordamos com a idéia de fazer um bolo de cenoura. Bom, na verdade o bolo era para uma amiga da De que tinhamos prometido. Levantamos, tomamos o café de manhã e comecei a fazer.

4 ovos, uma xícara de óleo, e vou colocando no liquidificador. Fui buscar o açucar e ralar a cenoura. Depois de um tempo ralando a cenoura dou uma olhada no liquidificador e está vazando todo o óleo e os ovos. Não...não acredito. Tirei, transportei o conteúdo para um outro recipiente e vejo que a jarra do liquidificador está sem uma borrachinha. Droga...onde está essa borrachinha. Procurei, procurei e encontrei. Acrescento mais um ovo e um pouco mais de oleo e recomeço a faze­lo, enfim, imprevistos acontecem.

Açucar,cenouras e agora é a hora da farinha. Uai, cadê a farinha?? Compramos ontem mas não a encontro. Busca aqui, busca ali, até no lixo e na geladeira. Nunca se sabe, não é? E nada...droga, sumiu a farinha. Corro no velho e sempre aberto Mercadinho do Paqui (Paquistanês). Pronto, farinha e fermento no bolo. Agora é só assar.

Acendi o fogo do forno, mas não o fogo de baixo, ascendi aquele de cima que geralmente é usado para tostar. Mas a tempos uso ele para assar e sempre deu certo. O que aconteceu em 20 minutos?? Bolo tostado e crú por dentro. Não, novamente não acredito. Tiro o bolo, dou um jeito de acender o fogo de baixo e retorno­o para dentro. Depois de uns minutos já estava pronto, salvamos o bolo a tempo. Operação realizada com sucesso. Fiz a cobertura, acresentei ao dito e pronto, ficou lindo.

Se ficou bom?? Não sei, a De saiu com o bolo para a casa da amiga dela. Mas não tem problema, logo em seguida fiz outro (vide foto) para a gente aqui em casa....acha que depois de tanto trabalho iria ficar na vontade!?!?!

Segue aí a receita para quem quiser tentar.

Bolo de Cenoura da Lurdinha (minha mãe =D)

Bater no liquidificador:
3 cenouras
4 ovos
1 xícara de óleo
2 xícaras de açucar
Pare de bater e acrescente 2 xícaras de farinha de trigo e ao final 1 colher de fermento. Bata esses últimos ingredientes a mão em outro recipiente.
Leve para assar.

Cobertura de chocolate
2 colheres de chocolate em pó
2 colheres de margarina
8 colheres de açucar
4 colheres de leite
No fogão deixe engrossar e coloque sobre o bolo frio

Que aproveche!!!

¡¡¡Hasta Luego!!!

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007

02 de fevereiro de 2006/07

Um ano. Eita, parece que já foram 5. Tanta coisa que fizemos nesse tempo, tanta gente que entrou em nossa vida e tantas vidas alheias invadidas. Foram castelos, igrejas, pueblos, aldeias, auto estradas, trilhos, trilhas, céus e praias percorridas que quando penso que foram em 365 dias não consigo acreditar.

Em um ano mudamos do Brasil para Portugal, o que não foi fácil. Nesse mesmo ano mudamos de Portugal, que já não era nosso país, para Espanha (dificuldades triplicadas). Um país mais distante, em kilômetros, em cultura, no próprio idioma e ideologias.

Em um ano fizemos uma pós graduação e começamos um mestrado. Lutamos com todas as armas e com toda nossa disposição para seguir todas as orientações legais impostas aos extrangeiros imigrantes. Foram horas de consulado e muito papel para as tão famosas burocracias onde aqui, no velho continente, também não foge a regra. Foram alguns euros gastos. Euros suados e conquistados por nós aqui e por nossa gente no Brasil.


Nesse ano também trabalhamos muito. Aprendi muito com a profissão "Garçom" onde desempenhei com muito bom gosto em Portugal. Descobri que a humildade e alguns valores, que muitas vezes dizemos que temos, está muito mais abaixo de onde imaginamos que estejam. Que é preciso servir para aprender o valor do serviço e principalmente de quem o serve. Hoje valorizo, respeito e admiro muito mais os profissionais de áreas distintas que não eram a minha. De áreas que mesmo inconscientemente julgamos por parecerem menos interessantes ou favorecidas.

Nesses passados 12 meses eu também mudei fisicamente, pois é, emagreci 12 kilos. Uma média de 1kg por mês. Calma, nao passei fome e estou ótimo de saúde. Foi mesmo toda mudança de vida, alimentação e clima que resultou na perda de todas gorduras que não serviam para nada. Esse ano também bebi muito menos álcool do que bebia no Brasil e comi muito menos carne bovina. Quero só ver quando eu voltar..rs.

Descrobri nesse tempo que tenho uma certa competência intercultural que me permite conviver com pessoas de diversas culturas sabendo entende-las e respeita-las expressando da mesma maneira as nossas diferenças.

Enfim, muito crescimento e aprendizado. Tenho mais um tempo por aqui, pelo menos 6 meses para aproveitar toda essa experiência a qual estou passando. E com certeza publicarei muitas histórias De Puta Madre aqui no blog.

¡¡¡Hasta Luego!!!