sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007

02 de fevereiro de 2006/07

Um ano. Eita, parece que já foram 5. Tanta coisa que fizemos nesse tempo, tanta gente que entrou em nossa vida e tantas vidas alheias invadidas. Foram castelos, igrejas, pueblos, aldeias, auto estradas, trilhos, trilhas, céus e praias percorridas que quando penso que foram em 365 dias não consigo acreditar.

Em um ano mudamos do Brasil para Portugal, o que não foi fácil. Nesse mesmo ano mudamos de Portugal, que já não era nosso país, para Espanha (dificuldades triplicadas). Um país mais distante, em kilômetros, em cultura, no próprio idioma e ideologias.

Em um ano fizemos uma pós graduação e começamos um mestrado. Lutamos com todas as armas e com toda nossa disposição para seguir todas as orientações legais impostas aos extrangeiros imigrantes. Foram horas de consulado e muito papel para as tão famosas burocracias onde aqui, no velho continente, também não foge a regra. Foram alguns euros gastos. Euros suados e conquistados por nós aqui e por nossa gente no Brasil.


Nesse ano também trabalhamos muito. Aprendi muito com a profissão "Garçom" onde desempenhei com muito bom gosto em Portugal. Descobri que a humildade e alguns valores, que muitas vezes dizemos que temos, está muito mais abaixo de onde imaginamos que estejam. Que é preciso servir para aprender o valor do serviço e principalmente de quem o serve. Hoje valorizo, respeito e admiro muito mais os profissionais de áreas distintas que não eram a minha. De áreas que mesmo inconscientemente julgamos por parecerem menos interessantes ou favorecidas.

Nesses passados 12 meses eu também mudei fisicamente, pois é, emagreci 12 kilos. Uma média de 1kg por mês. Calma, nao passei fome e estou ótimo de saúde. Foi mesmo toda mudança de vida, alimentação e clima que resultou na perda de todas gorduras que não serviam para nada. Esse ano também bebi muito menos álcool do que bebia no Brasil e comi muito menos carne bovina. Quero só ver quando eu voltar..rs.

Descrobri nesse tempo que tenho uma certa competência intercultural que me permite conviver com pessoas de diversas culturas sabendo entende-las e respeita-las expressando da mesma maneira as nossas diferenças.

Enfim, muito crescimento e aprendizado. Tenho mais um tempo por aqui, pelo menos 6 meses para aproveitar toda essa experiência a qual estou passando. E com certeza publicarei muitas histórias De Puta Madre aqui no blog.

¡¡¡Hasta Luego!!!

3 comentários:

Anônimo disse...

Nossa filho 12 kg, mas parou de emagrecer agora. Muita experiencia vc adquiriu,ficou mais culto e tudo vale a pena. Deus abençoe, muitas saudades. Bjus. Amo vc.

Anônimo disse...

Junior, vc se tornou um exemplo de garra, persistência e conquista...
Bjs
Claudia

Allan Reis disse...

Caraca velho! nem precisao dizer que sua história é fonte de inspiração para mim, cara suas experiências de vida me fazem perceber que a vida é muito mais do que nos rodeia. Parabéns brother abraços