terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Echo de menos

30 de janeiro, dia da Saudade. Eu não tinha conhecimento dessa data até a Jaque (minha prima de Porecatu) dizer, e o mais engraçado é que nos dois últimos dias venho sofrendo mais da saudade que normalmente. Talvez seja o frio, as temperaturas chegando a 0º, talvez seja a comida que muitas vezes não tem nosso tempero, o tempero de casa. Pode ser também as dificuldades, que quando são de distâncias oceânicas faz tudo parecer mais complicado ou talvez seja só o momento mesmo, um momento de mais saudade.

Sinto saudade dos cheiros, das pessoas, dos meus. Saudade de pisar e se sentir em casa, seja no Paraná, em Porecatu ou no Amapá. Saudade de não ter que se esforçar para se fazer entender. Saudade da carne, do café, do arroz, do feijão, da cerveja gelada no buteco, dos churrascos que na verdade não passavam de cervejadas, do bolo de fubá quentinho com manteiga derretendo sobre ele....aiii o bolo de fubá. Saudade do bolo de cenoura que só minha mãe sabe fazer com aquela casquinha durinha de chocolate. Dos amigos, aqueles “F.D.P.” que considero como irmãos.

Saudades de toda minha família de Porecatu, Ourinhos, Campo Mourão, Curitiba, Cabo Frio, e da mais nova família que tenho lá pros lados de Jaguariaíva e Arapoti (que sempre confundo com Irati). Saudade do cheiro da grama molhada, dos dias em alguma fazenda em harmonia com a natureza deixando o tempo correr. Enfim, saudades e saudades.

Aqui dizem “echo de menos” para expressar a saudade, nossa tão bela e única palavra. “Echo de menos mi país”, “echo de menos mi familia”, “echo de menos mi perro”, e assim por diante. Não gosto dessa expressão e ás vezes nem consigo dize-la justamente porque quando a digo sinto que não estou expressando o mesmo sentimento que gostaria...mas enfim, fatores que não podemos mudar.

Para finalizar gostaria de dizer que acho a saudade saudável e necessária, que faz parte da viagem, essa viagem que nos propomos a fazer. Como diz Gilberto Gil em uma de suas canções escritas na época do exílio, as vezes é necessário sair para poder voltar.

¡¡¡Hasta Luego!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi filho lindas suas palavras sobre a saudade,na missa domingo foi falado sobre a saudade e tudo isso mesmo. A saudade doi muito, doi menos de quem esta longe,porque sabemos que vamos nos ver um dia. Doi muito de quem foi e nao volta mais. Bjus fiquem com Deus . Amo vc.