sexta-feira, 24 de novembro de 2006



MAKABRA

Um dia antes de vir para Portugal recebemos uma notícia de que a MAKABRA estava sendo desocupada. A MAKABRA é uma das mais antigas e maiores casas ocupadas pelo Movimento OKUPA em Barcelona (leia aqui sobre o movimento). Foi em uma manha de segunda feira.

Os moradores da MAKABRA eram quase todos artistas e promoviam aulas de teatro, escola de circo e de musica, além de festas, na própria casa. Eu e a De tivemos a oportunidade de ir em uma festa anual do Movimento lá mesmo na MAKABRA...foi bem legal.

Nessa mesma segunda feira, pela noite, ficamos sabendo que todo o pessoal da casa (umas 100 pessoas) e os simpatizantes do movimento estavam se reunindo na praça Saunt Jaume para protestar, fomos dar nosso apoio. Foi lindo de ver. Policiais por todos os lados com seus coletes, cachorros e carros blindados, e no centro um monte de jovens (inclusive eu e a De) do movimento cantando, tocando instrumentos, fazendo saltos circences e sempre muito aplaudidos. As vezes um deles, que coordenava tudo, dizia algumas palavras de protesto e de imediato era ovacionado.

Uma manifestaçao pacífica onde todos se mantinham sentados para evitar qualquer tipo de violencia. E ao final gritavam várias vezes:

"Un desalojo, Otra ocupación"

¡¡¡Hasta Luego!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Amor, adorei o texto. Adoro como você transforma em simples algo tão cheio de dores e amores. Lindo mesmo.