quinta-feira, 5 de outubro de 2006


Movimento OKUPA

Conhecemos o Movimento OKUPA totalmente por acaso. Quando chegamos a Barcelona passamos a primeira noite em um albergue (pousada) e no outro dia fomos para casa do Breno (brasileiro, mineiro, amigo do Roberto, brasileiro, mineiro e nosso amigo de Coimbra-Portugal).

O Breno nos recebeu em seu gigante apartamento e nos acomodou em um quarto nos deixando super a vontade. Ok. Nesse primeiro dia estranhamos a quantidade de gente que chegava, que saia, que passava. Alguns muito simpáticos e outros indiferentes. As vezes nos perguntavam:

— Chegaram hoje?

Bom, de imediato curtimos a hospitalidade e ficamos mais tranquilos. O pessoal sempre com aquele estilo mais alternativo para o lado hippie.

No outro dia, mais rostos diferentes e outros já familiares. Nos encontramos com o Breno e sentamos para conversar. Foi entao que ele nos explicou que o apartamento era ocupado e fazia parte do Movimento OKUPA. O apartamento foi de um senhor que viveu ali sozinho, aparentemente sem familia e ninguem para reclamar seus bens. Ele faleceu e a propriedade ficou abandonada por muito tempo. Sabendo disso, um pessoal analisou a situaçao e achou justo entrar e ocupar ao inves de deixá-lo sem uso.

Essa atitude faz parte da ideologia do Movimento OKUPA que existe em vários lugares. O movimento é pacífico e tem políticas e regras pré determinadas, também tem moradores fixos que controlam o acesso dos visitantes. Dizem que é uma forma de protesto contra os altos preços dos aluguéis e hipotecas. No site Tuttilumundi tem a seguinte frase: "Basta de Especulacion! Voy a Protestar!"

Onde ficamos o pessoal já mora a três anos mas infelizmente terao que sair em outubro por uma açao judicial. Nos hospedaram por 4 dias. Tempo suficiente para encontrarmos um lugar BARATO e DIGNO para viver.

Virei fa do MOVIMENTO OKUPA!!!

¡¡¡Hasta Luego!!!

Um comentário:

Anônimo disse...

Ah, adorei, só isso, adorei.