terça-feira, 31 de outubro de 2006

Histórias da nossa Vizinha Catalàna

1º Parte - Operaçao MacGyver

Temos uma vizinha catalàna, Dona Maria, que vive na companhia de seu gato (já nao me recordo o nome). Com seus tantos e poucos anos de idade gosta muito de conversar, em catalao obviamente. Os filhos todos já crescidos, casados e independentes pouco vao visitá-la. A pouco tempo ela nos descobriu. Tocou o interfone e pronto, se apaixonou pelo casal de brasileiros que toda a atençao lhe deram.

Sempre que ela toca a campainha sabemos que veremos ou ouviremos algo diferente. O mais interesante é que ela começa falando em castellano (sabendo que nao falamos catalao) mas quando se empolga o idioma raiz vem à tona e dá-lhe catalao aos nossos ouvidos. Nossas cabeças e sorrisos vao sempre concordando com tudo que ela diz, mas cá entre nós, nessas horas simplesmente nao entendemos nada do que ela fala.

Esses dias ela nos chamou dizendo que saiu para comprar pao, fechou a porta e esqueceu as chaves dentro de casa (as portas aqui travam por dentro). O que fazer? Bom, Dona Maria nos explicou que já tinha acontecido uma outra vez. Chamou um amigo que por fora conseguiu entrar pela janela.

É complicado de explicar, mas imagine meio que uma operaçao MacGyver. Pois é, foi o que eu fiz. Subir até o terraço, descer por uns canos, pisar nas grades de uma das janelas, se apoiar e abrir a janela do lado (sem grade). Feito isso o próximo passo era entrar. A janela tinha seus poucos centimetros de largura o que só permitia a entrada de lado.

Me apoiei, coloquei uma perna para dentro e sentei. Metade do corpo para fora, metade para dentro. Meus pés nao alcançavam o chao da casa e nao tinha onde eu me apoiar para descer. Do lado de dentro o gato olhava para mim e miava. “Sorte minha nao ser um cachorro”, pensei eu.

E nesse tempo todo ela chorava e a De se incumbiu de acalma-la, mas no fundo, enquanto me via dar uma de homem-aranha pela parede do predio, acho que ela estava mais nervosa do que a Dona Maria. Com alguns esforços, provindos da adrenalida liberada naquele instante, consegui entrar e abrir a porta para nossa estimada vizinha.

Terminada a missao me senti bem. Boa açao do dia cumprida e um desafio superado.

Novas histórias em breve.

¡¡¡Hasta Luego!!!

3 comentários:

Anônimo disse...

Dúvida respondida la no blog mesmo!!
abraços!

Anônimo disse...

huauhauhauhaauh!!!!!! Ganhou um pedaço de bolo pelo menos???

Abraço fiii

Junior Carvalho disse...

Fala Piu, ganhei nada cara...hehehe, mas nos prometeu uma champagne e torrones pro natal. :D